Comunicado de Privacidade

As companhias integrantes do Americas Serviços Médicos (coletivamente, a “Empresa” ou “Nós”) empenham-se para atender devidamente as exigências referentes à proteção de dados. Fazem parte do Americas Serviços Médicos as unidades de saúde identificadas na lista detalhada disponível neste link.

ESCOPO

Este Comunicado de Privacidade (“Comunicado”) fornece aos indivíduos que estão relacionados aos nossos Serviços, incluindo, mas não se limitando a, Pacientes, Clientes, Acompanhantes, Visitantes e Profissionais de Saúde Credenciados, aqui denominados, singularmente, “Titular de Dados”, informações importantes sobre como a Empresa lida com as suas Informações Pessoais (dados pessoais e dados pessoais sensíveis). A Empresa é a Controladora de dados (“Controlador”) e responsável por realizar o tratamento de suas Informações Pessoais.

Estamos sempre buscando lhe oferecer Serviços com a maior eficiência possível, nos atualizando constantemente para isto. Por esse motivo, este Comunicado poderá sofrer ajustes a qualquer tempo, cabendo a você verificá-lo sempre que possível.

CATEGORIAS DAS INFORMAÇÕES PESSOAIS TRATADAS

O tratamento de Informações Pessoais compreende as seguintes categorias:

Pacientes e Clientes

• Informações Pessoais (nome, nome social, endereço, telefone, data de nascimento, local de nascimento, gênero, estado civil, e-mail, dados pessoais contidos na Certidão de Nascimento, no R.G, no CPF, na CNH, no RNE, no Cartão Nacional de Saúde, nos registros profissionais [exemplos: CREA, CRM, OAB], número do passaporte, nome da mãe, nome dos filhos, número de placa de carro, dados de viagem [informações de viagem do Titular de Dados, tais como itinerário], idiomas, fotos, imagens e/ou vídeos, posts individuais e dados cadastrais em mídia social/discussões [incluindo, mas não limitado a Facebook, Twitter, Instagram, blogs], etc.), nome do perfil, nome do usuário, informações sobre contatos/seguidores;
• Informações sobre saúde (relatórios de anamnese, registros médicos necessários ao atendimento para fins de prestação de serviço de assistência médico-hospitalar, incluindo dados referentes à dieta e nutrição);
• Informações financeiras (carteirinha do plano médico, carteirinha do plano dental, dados de pagamento, conta bancária, número do cartão de crédito);
• Informações sobre uso de aplicações e funcionalidades via internet (token, área logada do cliente [metadados de aplicativos de internet ou celular], dados de navegação [cookies - que poderão ser coletados no caso de acesso ao site da Empresa]);
• Informações Pessoais Sensíveis adicionais (dados biométricos, dados genéticos, raça, etnia, filiação à associação [sindical, política, religiosa], orientação sexual, religião, vida sexual).
 

Acompanhantes e visitantes

• Informações Pessoais (nome, R.G., CPF, fotos, imagens e/ou vídeos).
 

Profissionais de Saúde Credenciados e Colaboradores

São coletadas as informações através do Formulário de Credenciamento Médico e da execução do contrato com a Empresa:  

• Informações Pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nacionalidade, RG, estado civil, números de telefone, e-mail, endereço residencial);
• Informações relativas a contrato de trabalho (cargo/posição) e profissão, telefone comercial, e-mail comercial e endereço comercial;
• Cadastro Profissional (número de registro profissional), contatos da secretária, especialidades, locais de trabalho;
• Cópias de documentos profissionais e de qualificação (registro profissional); diploma médico, cursos, qualificações e certificações, currículo, entre outros;
• Dados de CNPJ e endereço do consultório;
• Informações Financeiras (contas bancárias);
• Informações sobre uso de aplicações e funcionalidades via internet (token, área logada do Profissional de Saúde Credenciado [metadados de aplicativos de internet ou celular], dados de navegação [cookies - que poderão ser coletados no caso de acesso no site da Empresa]);

FINALIDADE DO TRATAMENTO E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS

A Empresa irá tratar as Informações Pessoais para as finalidades especificadas a seguir.

 

Informações Pessoais de Pacientes e Clientes:

Informações Pessoais: para identificar e confirmar a sua identidade para atendimentos, agendamentos, tratamentos médicos e assistenciais, comunicar e informar sobre preparos para procedimentos médicos e assistenciais, responder a dúvidas e queixas sobre os atendimentos prestados, enviar e divulgar produtos e Serviços médicos e assistenciais, para proteger a integridade dos indivíduos e ativos da empresa (inclusive através do uso de circuito fechado de televisão), atender exigências regulatórias e fiscais, prover informações às autoridades, garantir a continuidade dos negócios da Empresa, disponibilizar produtos e facilidades aos pacientes, como por exemplo, acesso ao WiFi;
• Informações relativas ao contrato:  para definir a audiência para realização de pesquisa de satisfação, oferecer atendimento customizado para melhor compreensão das informações, facilitar convênios entre as companhias integrantes do Americas Serviços Médicos e outras empresas parceiras, promovendo ações para melhorar o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores, verificar a interferência laboral ou ocupacional nas questões de saúde e doença, atender demandas jurídicas e/ou regulatórias;
• Informações sobre saúde: para análise do histórico clínico, compreender o quadro de saúde atual através do histórico de saúde e dados de enfermagem, apoiar na descrição do resultado e direcionamento no diagnóstico, definir tratamento médico e cirúrgico, emitir alertas sobre agendamento de consultas e realizar exames, emitir documentos médicos e receitas digitais e físicas, validar prescrições de medicamentos, realização de pesquisa epidemiológica, verificar o grau de satisfação do atendimento recebido para desenvolvimento de ações necessárias, atender demandas jurídicas e/ou regulatórias; 
• Informações financeiras: para identificar e confirmar sua identidade, atender demandas fiscais, legais e/ou regulatórias, agendar e faturar os procedimentos médicos na unidade de saúde, solicitar a autorização do tratamento às operadoras e realizar cobrança de Pacientes/responsáveis financeiros;
• Informações sobre uso de aplicações e funcionalidade via internet: para agendar e fornecer procedimentos médicos e assistenciais, solicitar autorização do procedimento às operadoras, analisar e elaborar estatísticas para desenvolvimento de campanhas e melhoria da experiência interativa no site;
Informações Sensíveis adicionais: atender demandas legais, fiscais e/ou regulatórias, identificar doenças ou condições de saúde que prevalecem em determinados grupos, direcionamento de tratamentos, verificar eventuais restrições de tratamento devido à orientação/crença religiosa.
 

Acompanhantes e visitantes:

• Informações Pessoais: para a identificação e garantia do controle de acesso às unidades de saúde, para proteger a integridade dos indivíduos e ativos da empresa (inclusive através do uso de circuito fechado de televisão), garantir a continuidade dos negócios da Empresa;
 

Profissionais de Saúde e Colaboradores:

• Informações Pessoais, dados financeiros, profissionais e acadêmicos: para o credenciamento, perfilamento e execução contratual (prestação de Serviços médicos), avaliação de currículo, para proteger a integridade dos indivíduos e ativos da empresa (inclusive através do uso de circuito fechado de televisão), garantir a continuidade dos negócios da Empresa;
 

Também poderemos tratar as Informações Pessoais e Informações Pessoais Sensíveis dos Titulares de Dados descritas nos itens acima para o cumprimento de obrigações legais e/ou regulatórias e o exercício regular de direitos da Empresa, bem como para os nossos interesses legítimos, quando aplicável e em conformidade com os preceitos legais.

Como premissa contratual, os Titulares de Dados são obrigados a nos fornecer suas Informações Pessoais para os propósitos de tratamento descritos acima. Caso não o façam, a consequência poderá ser a interrupção da prestação de nossos Serviços em seu favor, para Pacientes e Clientes; a impossibilidade da execução contratual e a sua rescisão para os Profissionais de Saúde; e o impedimento de acesso às unidades de saúde para os Acompanhantes e Visitantes.

Se Pacientes, Clientes, Acompanhantes, Visitantes e Profissionais de Saúde fornecerem à Empresa Informações Pessoais de terceiros (como contato de emergência, responsável legal, responsável pela internação, dados de secretariado, etc), é sua responsabilidade garantir que obtiveram autorização de tais terceiros para divulgar tais informações à Empresa.

Conforme necessário, em relação a estas finalidades, terceiros fornecedores ou prestadores de serviço autorizados, tais como autoridades, institutos de pesquisa, operadoras, unidades de saúde (hospitais, clinicas, laboratórios) e fornecedores relacionados com os Serviços prestados pela Empresa; além de membros restritos da equipe médica e assistencial, departamento administrativo, atendimento ao cliente, comercial, compliance, financeiro, jurídico, ouvidoria, programa de suporte ao cliente, tecnologia da informação, marketing e membros executivos seniores da Empresa poderão acessar ou, de outra forma, tratar Informações Pessoais que tenham relação com as suas responsabilidades profissionais ou obrigações fixadas contratualmente.

Alguns destes profissionais de departamentos internos ou terceiros estão localizados fora do Brasil, incluindo países que podem não fornecer os mesmos níveis de proteção que o país de origem dos Titulares de Dados. A Empresa toma as medidas apropriadas para garantir que tais profissionais e terceiros estejam obrigados a deveres de confidencialidade. Além disso, a Empresa adota medidas como cláusulas contratuais padrão de proteção de dados para garantir que qualquer Informação Pessoal transferida permaneça em ambiente protegido e seguro.

INFORMAÇÕES PESSOAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Para que a Empresa possa prestar os seus Serviços regularmente, na medida do quanto descrito nos itens acima, haverá o tratamento de Informações Pessoais de menores de 18 anos de idade, considerados como crianças e adolescentes pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

As unidades hospitalares do Americas Serviços Médicos tratarão as Informações Pessoais dos menores em observância à legislação específica e de privacidade e proteção de dados, sempre em observância ao benefício do menor.

As Informações Pessoais serão tratadas para (i) administrar e ofertar benefícios aos responsáveis legais; (ii) para execução de contratos e prestação dos Serviços da Empresa; (iii) tutela da saúde; e (iv) cumprimento de questões legais e/ou regulatórias.

COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS

A Empresa, por vezes, precisará compartilhar as Informações Pessoais dos Titulares de Dados com terceiros. As situações que envolverão o compartilhamento e nos limites legais, serão para: (i) pessoas jurídicas pertencentes a seu grupo econômico, as quais estão sujeitos a acordos de transferências de dados devidamente firmados (ii) terceiros (empresas parceiras ou fornecedores ou operadoras de saúde) devidamente autorizados e vinculados a cláusulas contratuais que garantam a confidencialidade e a proteção de informações  pessoais ou, ainda, (iii) cumprimento a obrigações legais, regulatórias ou ordens judiciais ou administrativas.

ARMAZENAMENTO E RETENÇÃO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS

As Informações Pessoais serão armazenadas em ambiente seguro, observado o estado da técnica disponível e somente serão acessadas por pessoas qualificadas e autorizadas pela Empresa.

As Informações Pessoais serão retidas apenas pelo tempo razoavelmente necessário para o cumprimento das finalidades de tratamento acima estabelecidas, de acordo com a legislação e regulação aplicáveis.

SEGURANÇA E INTEGRIDADE DE INFORMAÇÕES PESSOAIS

A Empresa mantém medidas de segurança razoáveis para salvaguardar as Informações Pessoais contra perda, interferência, uso indevido, acesso não autorizado, divulgação, alteração ou destruição. A Empresa também mantém procedimentos razoáveis para ajudar a assegurar que tais Informações sejam confiáveis para o uso aos quais se destinam e também para que sejam corretas, completas e atualizadas.

DIREITOS DOS TITULARES

Os Titulares de Dados podem entrar em contato conosco, através do e-mail fornecido na seção de “Informações de Contato” abaixo, para requerer confirmação da existência de tratamento, acesso a Informações Pessoais que possuímos a seu respeito, para corrigir inexatidões, incompletudes ou erros ou para requerer anonimização, bloqueio ou eliminação de suas Informações Pessoais, para requerer a portabilidade de Informações Pessoais para outro prestador de serviços ou para revogar o consentimento eventualmente dado para a realização do tratamento, de acordo com a legislação aplicável. Pacientes, Clientes, Acompanhantes, Visitantes e Profissionais de Saúde podem, também, requisitar informações sobre terceiros fornecedores ou prestadores de serviços com os quais suas Informações Pessoais tenham sido compartilhadas.

A Empresa pode estar impossibilitada de cumprir tal requerimento, se fazê-lo resultar em violação às leis, regulamentos e códigos de prática profissional aplicáveis. Entretanto, em algumas circunstâncias, você poderá requerer o bloqueio do tratamento subsequente de suas Informações Pessoais. Você também tem direito à portabilidade de suas Informações Pessoais para outra entidade controladora, em determinadas circunstâncias. Em caso de tratamento de Informações Pessoais realizado sob consentimento, este pode ser revogado a qualquer tempo, gratuitamente, embora a revogação possa causar impactos ou interromper a prestação de nossos Serviços em seu favor e/ou execução do contrato.

Caso um Paciente, Cliente, Acompanhante, Visitante ou Profissional de Saúde tome a ciência de qualquer inexatidão ou caso ocorra alguma alteração em suas Informações Pessoais, deverá nos informar tais mudanças por meio do endereço listado abaixo, na seção “Informações de Contato”, para que suas Informações Pessoais sejam atualizadas ou corrigidas.

DIVULGAÇÕES REQUERIDAS OU PERMITIDAS PELA LEI

A despeito de quaisquer outras previsões deste Comunicado, a Empresa pode divulgar ou, de outra forma, tratar Informações Pessoais, no contexto de qualquer transação de venda que envolva todo ou parte de seu negócio, ou, caso exigido ou permitido por lei, para fins de qualquer relatório de auditoria, ao qual a Empresa eventualmente esteja sujeita.

INFORMAÇÃO DE CONTATO

Os Titulares de Dados podem levantar quaisquer questões acerca do tratamento de Informações Pessoais através do contato com o nosso Encarregado pela Proteção de Dados: dpo@uhgbrasil.com.br.

Erik Brunno Augusto – Encarregado de Proteção de Dados

Atualizado em 20 de outubro de 2023.